Compartilhar:

Como o Plano Real pode cair no Enem?

06/11/14 16h53
Todas as Vozes

Quinhentos anos após a chegada dos portugueses, o país volta a chamar sua moeda de Real. No período colonial,  a moeda lusitana era conhecida pelo plural ''réis'' em terras tupiniquins. Na história do Brasil, foram oito trocas de sistema econômico até a chegada do Plano Real em 1º de julho de 1994. Este ano, em seu vigésimo aniversário, o Real pode ser abordado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Vamos conhecer mais sobre o assunto?

Saiba que outros temas também podem ser cobrados no exame

Prepare-se para as provas usando o aplicativo Questões Enem

''Os testes gostam destes marcos, dos números redondos, por isso os estudantes devem prestar atenção aos 20 anos do Real. A questão pode ser abordada no Enem como fator de estabilização da inflação''. A afirmação é de Marcelo Tavares, professor do curso QG do Enem. O aumento dos preços foi um percalço durante longo período do país. Já em 1986, o Plano Cruzado lançado pelo presidente Sarney substituiu o Cruzeiro na luta contra a taxa de 80% de inflação ao mês. Tabelas com preços fixos eram publicadas nos jornais para congelar os preços. Essa medida causou o desabastecimento dos mercados e deu força ao mercado negro de produtos que não estavam disponíveis para venda. O quadro vigorou até 1990 quando foi iniciado os planos econômicos do governo Collor. As medidas, chamadas Collor I e Collor II, provocaram o confisco das poupanças da população e não resolveram o problema. Após o impeachment do presidente, seu vice Itamar Franco assumiu o posto. 

Mudança gradual

O ano de 1993, ficou conhecido pela hiperinflação recorde de 2.477%. Após trocar de ministro da Fazenda três vezes, Itamar Franco convidou Fernando Henrique Cardoso para ocupar o cargo. O ministro reuniu-se com uma equipe de economistas com formação em macroeconômia. Foram 55 versões do projeto, até a implantação do modelo. O lançamento foi feito em três fases. A primeira, foi o desenvolvimento da Unidade Real de Valor (URV), com cotação atrelada ao dólar. Seu objetivo foi ajustar as contas públicas e preservar o poder de compra cortando despesas do governo. Depois aconteceu a implantação do URV e por último, a transformação em Real. ''O Plano Real acabou sendo a primeira experiência efetiva de combate à inflação. A URV criou uma indexação e pode ser considerada uma espécie germinal do que seria o Real'', afirma Tavares.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O quadro Pode cair no Enem é apresentado durante o programa Todas as Vozes pela Rádio MEC AM em parceria com o Portal EBC, todas às segundas-feiras às 9h.

 

Compartilhar: