Compartilhar:

Importância do software livre na sala de aula ganha destaque na Latinoware

17/10/14 14h57

As tecnologias abertas estão, cada vez mais, sendo incorporadas ao currículo escolar. Com isso, além de competências técnicas, a filosofia e a cultura da comunidade do Software Livre vêm sendo disseminadas para os estudantes da educação básica, técnica e tecnológica.

Essa contribuição foi tema de uma palestra ministrada nesta quinta-feira (16), durante a Latinoware 2014, pelo professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Luiziânia – e membro fundador da comunidade Anapolivre, Wendell Bento Geraldes.

Além de contar sobre a sua experência na área, Geraldes lembrou que a utilização de ferramentas de software livre na sala de aula deve ultrapassar a questão financeira. “Muitos ainda têm em mente a economia em licenças de software. A ideia é muito maior que isso. É filosófica, ética e moral”, disse.

Leia também:

Software livre pode minimizar crise da água

Ele também destacou a importância do compartilhamento de conhecimento visando uma educação mais eficiente: “Não podemos ser agentes passíveis da informação. Devemos promover uma educação diferente do convencional, mais prática e horizontal”, completou.

Outro ponto levantado durante a apresentação foi a contribuição do SL para a formação de profissionais diferenciados para o exigente mercado de trabalho do futuro: “Estamos imersos no mundo cada vez mais digital e estes profissionais devem estar preparados para isso”, finalizou.

O Instituto Federal de Goiás (IFG) utiliza o software livre como atividade complementar e, nos últimos anos, desenvolveu uma série de ações relacionadas ao tema tanto para estudantes quanto para a comunidade, como o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISOL), o Software Freedom Day e o Projeto CCSL (Centro de Competências de Software Livre).

Compartilhar: