Compartilhar:

Música e imaginação são temas de encontro do Sesc em São Paulo

14/09/14 15h31
Bruno Bocchini

A invenção de melodias, ritmos, harmonias na música e a sensação por eles produzidos nos ouvintes. Este é o tema do 6º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical, que ocorre no Sesc Carmo, de 16 a 19 deste mês, na capital paulista, quando estará em discussão a música dos séculos 16, 17 e 18, que correspondem aos períodos renascentista, barroco e clássico, respectivamente.

Apesar do tema aparentemente complexo, o evento, que terá palestras com estudiosos e concertos com orquestras de época, destina-se ao público em geral. “O público leigo também vai entender, e os concertos têm [tido] grande frequência de público leigo. As palestras têm frequência um pouco menor, mas por uma questão de interesse mesmo, porque os que vão sempre compreendem e acham interessantes os assuntos”, destaca a responsável pela programação musical do Sesc Carmo, Priscila Rahal.

Confira o especial do Portal EBC sobre Heitor Villa-Lobos 

Entre os convidados internacionais estão os professores Jacomien Prins, da Warsick University, da Inglaterra; Giuseppe Gerbino, da Columbia University, dos Estados Unidos; e Maurice van Lieshout, da Hochschule für Musik und Theater München, da Alemanha.

“A música dos séculos 16, 17 e 18 baseava sua poética em princípios cujo fim não estava na obra musical, mas no efeito que ela provocava no ouvinte. Ou seja: os músicos não compunham pensando em como ia soar a música, mas sim em que sensações causaria”, explica Rahal.

A programação geral do evento inclui cinco mesas redondas, duas palestras, sessão de comunicações e quatro concertos na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte. A programação pode ser consultada no endereço eletrônico http://retoricamusical.wordpress.com.

 

Editor Stênio Ribeiro

Compartilhar: