Compartilhar:

Lucas Santtana defende rádios públicas como projeto nacional

04/03/13 18h36
Leandro Melito - Portal EBC

Com cinco discos lançados e tendo a internet como principal meio de divulgação do seu trabalho, o compositor e instrumentista Lucas Santtana destaca a importância das rádios públicas como canal de educação e formação cidadã. "Acho que no Brasil a Dilma Rousseff está dando mole de não investir nisso com mais ênfase, realmente pensando como um projeto nacional, uma coisa que faz parte da educação do povo", defende.

Lucas veio a Brasília para a divulgação de seu quinto disco, O Deus Que Devasta Mas Tem Cura, disponibilizado em seu site há um ano, em março de 2012. Seu trabalho anterior, Sem Nostalgia, foi lançado em 2006 na Inglaterra, Alemanha e França e alcançou o primeiro lugar da parada de World Music na Europa em 2011. Com presença constante no velho continente durante os últimos dois anos, Santtana sentiu a diferença em relação ao tipo de música veículado pelas ondas sonoras aqui e lá. "A programação da rádio lá é mais rica,  diversificada e isso faz bem ao público, que tem uma educação musical  maior. Tem poucas rádios aqui que tocam essa diversidade musical  brasileira", compara.

Lucas Santtana defende rádios públicas, confira o vídeo

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Essa dificuldade em veicular seu trabalho nas rádios brasileiras foi um dos principais motivos que levou Santtana e outros músicos de sua geração a utilizarem a internet como principal plataforma de divulgação. "Minha geração chegou com a derrocada das gravadoras, que  já não tinham cacife de promoção, então nossa grande morada foi a internet.Todo mundo sabe que as rádios no Brasil são concessões públicas que vem desde a ditadura militar e são essas concessões que os caras acabam trabalhando de uma maneira muito comercial, as pessoas pagam por espaço, para ter sua música veiculada", afirma.

A interação de Santtana com os internautas ganhou força a partir de seu terceiro trabalho, 3 Sessions in a greenhouse em 2006. Nesse disco, além de disponibilizar o álbum ele transformou o selo musical Diginóis em blogue, onde além de baixar gratuitamente as músicas, as pessoas também podem baixar o formato aberto das músicas para remixar e enviar os remixes para o site. "Era um disco que estava o tempo inteiro vivo. As pessoas não só baixavam para escutar mas acabavam participando do disco", lembra. A partir de então todos os discos de Lucas são disponibilizados para download gratuito em seu site oficial.

Assita vídeo em que Lucas Santtana fala sobre seu último disco

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

 

 

Compartilhar: