Compartilhar:

Bloco das Carmelitas leva 12 mil foliões para as ruas do Rio

08/02/13 22h39
Nanna Pôssa
Bloco das Carmelitas contou com 12 mil pessoas (Nanna Pôssa/EBC)

No primeiro dia oficial de carnaval no Rio de janeiro, 12 mil foliões lotaram as ruas do bairro de santa teresa para acompanhar o bloco das Carmelitas. Este ano o samba do bloco protestavam mais um carnaval sem o bondinho, que parou de circular no bairro em de agosto de 2011 após um acidente que matou 6 pessoas.

A camiseta oficial foi inspirada no famoso quadro “o grito”, de Edvard Munch e retrata o desespero dos moradores sem o bonde. As ruas do charmoso bairro de Santa Teresa ficaram pequenas para o tamanho da multidão. Mesmo após o decreto da prefeitura a que proíbe a delimitação de espaço no Carnaval de Rua, o bloco tinha uma corda com mais de 100 pessoas na frente do carro de som.

A lei somente permite o uso de cordas para integrantes da bateria ou para os organizadores do desfile. Na prática, entravam pessoas que tinham comprado por 25 reais a camisa e outros foliões que furavam o bloqueio.

Além do protesto contra a falta do bonde, o bloco contou com uma ala dos parangolés, onde foram confeccionados 60 parangolés em homenagem a Helio Oiticica, inventor da vestimenta.

Oficialmente o reinado da folia começou na sexta-feira de tarde quando o prefeito eduardo paes entregou para o rei momo a chave da cidade. Ao todo, serão mais de 400 blocos a desfilar por todas as regiões até o dia 17 de fevereiro. A prefeitura estima que durante o carnaval 6 milhões de foliões vão curtir o carnaval de rua.

Compartilhar: