Compartilhar:

Família que empregou Gonzaga elogia personalidade do sanfoneiro

14/12/12 15h44
Allan Walbert

Um dos destinos turísticos mais visitados por quem vai a Exu (PE) conhecer a terra de Luiz Gonzaga é a Fazenda Araripe, localizada a poucos quilômetros do centro da cidade. A típica paisagem da caatinga do sertão nordestino compõe a redondeza onde ele e seus pais viveram. O contexto ressalta a coragem e a quebra de paradigmas do menino que rompeu as dificuldades de onde veio para fazer sucesso em todo o Brasil.

Muita coisa continua de pé e preservada na Fazenda. Um dos pontos que mais chama a atenção é a casinha que foi o ponta-pé inicial para a música 'Respeita Januário'. Depois de passar anos no Rio de Janeiro sem dar notícias, Luiz volta a essa casa e procura por seus pais. Bate tarde da noite na janela e é recibo por seu pai, que diz: “Isso é hora de você chegar em casa, corno sem-vergonha?”

Boa parte da história dos primeiros passos do Velho Lua pode ser encontrada no casarão da Família Alencar, para quem a família Gonzaga trabalhava. Marfisa Alencar, a neta de Manuel de Alencar, patriarca da família à época de Luiz, conta ao Portal EBC detalhes sobre como era a personalidade do sanfoneiro enquanto criança e elogia a bondade do então menino. Ela acrescentou a importância da partida de Gonzaga de Exu “Se tivesse casado aqui, Luiz continuaria na mesmice”. Assista ao vídeo.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Confira página especial sobre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

Compartilhar: