Compartilhar:

Oncotô investiga o Rio Grande do Sul e mostra as misturas da nação brasileira

30/09/12 12h39
Jorge Mautner toca violino no programa Oncotô (Foto: Reprodução/TV Brasil)

Oncotô estreia sua nova temporada e na fronteira entre Brasil e Uruguai, apresentamos Jorge Mautner, sua obra e seu pensamento sobre o Brasil, Amálgama. Através de intervenções poéticas e da fala de eruditos e populares, o programa investiga onde no Rio Grande do Sul podemos encontrar exemplos destas misturas que compõem a nação brasileira.

Nas ruas de Pelotas e Porto Alegre, encontramos brasileiros que nos contam de suas origens e histórias sobre a formação do Brasil e do Sul. Em Piratini, pequena cidade do Rio Grande do Sul que foi capital da República Riograndense na Revolução Farroupilha, S. Valdemar, um quilombola descendente de índios e escravos nos conta sua história de vida e de sua família como exemplo vivo da formação típica de um brasileiro.


(Foto: Reprodução/TV Brasil)

Vamos a Montevidéu encontrar a mãe de santo Suzana que nos fala da formação do povo do Uruguai através dos espanhóis, dos escravos e do holocausto indígena, diferentemente do que aconteceu no Brasil. Em Porto Alegre, o escritor Eduardo Bueno fala da dificuldade de se construir uma História da região sul e da necessidade que o gaúcho tem de contá-la.

Jorge Mautner costurando tudo como um guia. Pensar no Brasil e tentar compreendê-lo é compreender sua própria vida. A emoção como agente principal e determinador de tudo transpassa o programa que está imperdível.

Assista ao programa completo:
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Compartilhar: