Ana de Hollanda deixa Ministério da Cultura e Marta Suplicy assume a vaga
A senadora Marta Suplicy será a nova ministra da Cultura. Ela aceitou o convite da presidenta Dilma Rousseff e substituirá Ana de Hollanda. Marta deverá tomar posse nesta quinta-feira (13), às 11h, no Palácio do Planalto.
Ana de Hollanda estava à frente do Minc desde janeiro de 2011. Irmã do compositor Chico Buarque, Ana de Hollanda é cantora e já trabalhou na Funarte. Sua gestão foi marcada por críticas, principalmente em relação aos movimentos ligados a cultura digital. A ministra sofreu crítIcas por supostamente defender a política sobre direitos autorais e por ter suspendido o selo Creative Commons (licença para uso de conteúdo) do site da pasta. A ministra também cancelou a nomeação do sociólogo Emir Sader para presidir a Fundação Casa de Rui Barbosa.
A posse da nova ministra, senadora pelo PT de São Paulo, Marta Suplicy, será realizada na próxima quinta-feira às 11h.
Leia abaixo a íntegra da nota enviada pela presidenta Dilma:
“A presidenta da República, Dilma Rousseff, convidou a senadora Marta Suplicy para ocupar o Ministério da Cultura. Ela substituirá a artista e compositora Ana de Hollanda, a quem a presidenta agradeceu hoje o empenho e os relevantes serviços prestados ao país à frente da pasta desde janeiro de 2011.
Dilma Rousseff manifestou confiança de que Marta Suplicy, que vinha dando importante colaboração ao governo no Senado, dará prosseguimento às políticas públicas e aos projetos que estão transformando a área da Cultura nos últimos anos. A posse será realizada na próxima quinta-feira às 11h."