Compartilhar:

Conheça a trajetória de Elis Regina, a grande dama da MPB

17/08/12 15h31
De Lá Pra Cá
Elis morreu em 1982, há exatamente 30 anos atrás, aos 36 anos (Foto: Vagner Carvalheiro/Creative Commons)

Ancelmo Gois e Vera Barroso apresentam, nesta edição do De Lá Pra Cá, a trajetória de Elis Regina, cantora que conquistou o país com sua voz sem igual: afinadíssima, tinha um timbre potente e era capaz de mudar de tom, passar de um agudo para um grave, sem falhas.

Também era uma bela intérprete, com alta dramaticidade. Conseguia, em uma mesma canção, mudanças impressionantes no estado de espírito: ia da melancolia à extrema felicidade num piscar de olhos. Dona de um temperamento forte, às vezes difícil, era ao mesmo tempo uma amiga carinhosa e uma pessoa muito generosa, visto que ajudou a lançar e a revelar vários talentos da música brasileira.

Elis morreu em 1982, há exatamente 30 anos, de forma fatídica: overdose. Com 36 anos, não teve tempo de dizer adeus aos seus milhares de fãs. Os refletores que sempre brilhavam e despontavam-na como uma deusa dos palcos, enfim, apagaram-se. Metade de sua vida passou dentro dos estúdios, gravando discos o que, indubitavelmente, enriqueceu o acervo musical e cultural do país.

Participam deste episódio os músicos Jair Rodrigues e João Bosco e a biógrafa Regina Echeverria.

Assista o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Compartilhar: