Compartilhar:

2º Encontro Ibero-americano "Cultura de Rede" começa em Brasília

23/07/12 17h36
Cultura de Red
2º Encontro Ibero-americano "Cultura de Rede" começa em Brasília (Foto: Fora do Eixo)

O 2º Encontro Ibero-americano Cultura de Rede começou nesta segunda-feira (23), em Brasília. O evento, que ocorre de 23 a 26 de julho, em Brasília, se tornou uma plataforma de visibilidade para a articulação, formação, difusão e trocas entre redes de cultura. Entre os 20 países confirmados estão Brasil, Venezuela, Argentina, Chile, Panamá, Espanha, Bolívia, Guatemala, México, Nicarágua, Itália, Estados Unidos, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Uruguai, Ghana, Equador, Perú, África do Sul e Austrália.

Como iniciativas autogestionadas, farão parte da programação 19 "Apresentações de Projetos e Experiências', 16 "Reuniões de Trabalho" e 14 "Encontros Temáticos". Além disso, 5 oficinas e 2 protótipos vão tratar de temáticas diversas, como trabalho em rede, sistematização de projetos culturais, mídia livre, globalização cultural e mercado financeiro para cultura.

Todos os dias, os “Diálogos” – espaços de intercâmbio de conhecimentos e conteúdos. Entre as pautas, “Cultura de rede: um espaço para pensar as plataformas de articulação continental”, “Redes em rede: novas competências para a gestão e colaboração”, “Novo mundo, novos modos: aportes da política, empresa, economia e novas tecnologias para entender a dinâmica glocal atual”, “Conocimiento en red: nuevos medios y saberes para conectar”, “Fondo continental para el trabajo en red (Mecanismos de fomento, oportunidades y desafíos)” e “Negocios creativos”.

Na programação cultural, o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro garante as atividades artísticas concentra suas atenções no continente africano e na América Latina. Entre as atividades, haverá apresentações cênicas e shows gratuitos com a paraense Gaby Amarantos, o rapper GOG e o bloco afro Ilê Aiyê.

Quem quiser participar da Cobertura Colaborativa ainda há tempo. Caracterizada pela diversidade de perspectivas apresentada, a cobertura abre inscrições para os interessados em fazer parte da equipe, que trabalhará prioritariamente com vídeo, fotografia e redação, além da movimentação da pauta nas redes sociais. Para estar na equipe é só preencher o formulário de inscrição.

Além disso, a Rede no Ar vai transmitir debates com alguns dos mais de 100 convidados. A transmissão é ao vivo pode ser acompanhada no proprio site do Cultura de Rede. As pautas serão construídas colaborativamente todos os dias pela equipe de cobertura colaborativa do encontro.

O Cultura de Rede é uma realização da Rede Nacional dos Pontos de Cultura, Cultura Senda, Cultura e Integración, Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, Fora do Eixo e Rede Sulamericana de Dança, em co-realização com o Ministério da Cultura por meio da Secretaria de Economia Criativa e parceria do Governo do Distrito Federal e apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura. Para mais iInformações, entre em contato com culturadered@gmail.com.

Para saber mais:

Visite a página do evento no Facebook:  https://www.facebook.com/CulturaDeRed

Veja o teaser do evento:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Compartilhar: