Compartilhar:

Confira a série especial do Caminhos da Reportagem sobre os 50 anos do Golpe

01/04/14 07h10
Luanda Lima

O Caminhos da Reportagem, exibido toda quinta-feira na TV Brasil às 22h, preparou uma série de três programas especiais sobre os 50 anos do Golpe Militar. O episódio que abriu a série, Memória da Ditadura, lembra fatos que marcaram essa história e mostra como era o país antes e logo depois do Golpe. Também investiga a resistência civil e a repressão na cidade e no campo.

Assista a Memória da Ditadura, primeiro episódio da série especial do Caminhos da Reportagem

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Durante a produção do programa, a equipe do Caminhos da Reportagem entrevistou o cineasta Vladimir Carvalho, que contou onde estava no dia 1º de Abril de 1964, quando o Golpe Militar se consolidou. Ao lado de Eduardo Coutinho, ele filmava o documentário Cabra Marcado para Morrer, no interior de Pernambuco. 

Bônus do primeiro episódio: confira o depoimento estendido do cineasta Vladimir Carvalho sobre o dia do Golpe Militar

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A partir de 1968, com o Ato Institucional nº5 (ou AI-5), a censura se intensificou como instrumento de repressão política, perseguindo os que não se calavam. O segundo episódio preparado pelo Caminhos da Reportagem discute a censura no cinema, no teatro, na música e nas artes em geral, durante a Ditadura.

Assista a Censura, segundo episódio da série especial do Caminhos da Reportagem

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O programa que encerrou o ciclo, Herança do Golpe, faz um comparativo entre o Regime Militar e os dias atuais, mostrando as consequências que as decisões tomadas no passado geraram no presente.

Assista a Herança do Golpe, terceiro e último episódio da série especial do Caminhos da Reportagem

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Compartilhar: