Compartilhar:

Guardas civis que agrediram skatista em SP são afastados

07/01/13 14h57
Guilherme Strozi
Guarda metropolitano, sem farda, imobiliza skatista que estava andando em bancos da praça Roosevelt, em SP (Reprodução do vídeo)

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo afastou os guardas municipais que agrediram jovens skatistas, que andavam na Praça Roosevelt, no centro da cidade, na última sexta-feira (04). Segundo nota emitida pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana,  os guardas “foram identificados, afastados dos serviços externos e estão sendo ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, que adotará as providências cabíveis”.

Um dos jovens skatistas gravou imagens das ações dos guardas durante a confusão e colocou o vídeo na internet. Rapidamente o conteúdo foi divulgado pela redes sociais e visualizados por mais de 250 mil pessoas.  Nas imagens, um dos guardas, que estava à paisana (sem fardas) aparece imobilizando um dos skatistas pelo pescoço. Em seguida, o mesmo guarda se aproxima do rapaz que estava filmando e joga spray de pimenta no skatista. Após se recuperar, o skatista é ofendido verbalmente pelo guarda metropolitano. 

Veja o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O motivo da ação policial, segundo a GCM, teria começado porque os skatistas estavam andando sob os bancos da praça.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que "não tolera condutas como a dos agentes envolvidos em ocorrência com skatistas na Praça Roosevelt em 04/01/2013. Confira a íntegra da nota aqui.

Compartilhar: