Compartilhar:

Mercosul aprova preservação de documentos e lugares onde ocorreram violações durante a ditadura

06/09/12 15h53
Criado em 2004, o fórum trabalha com o conceito de que os direitos humanos são fundamentais para a construção de sociedades livres e para a busca do desenvolvimento econômico e social (Blog do Planalto)

O plenário da 22ª Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul (Raadh) aprovou nesta quinta-feira (6), em Porto Alegre, um documento elaborado pelo Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH), que aponta princípios fundamentais para a preservação de lugares onde se cometeram graves violações dos Direitos Humanos, durante as ditaduras militares no Cone Sul.


Um seminário sobre o tema será realizado entre os dias 23 e 24 de outubro, no Rio de Janeiro. O documento, que ficará disponível na página da Raadh nas versões em Português e Espanhol, recebeu o título Princípios fundamentais para as políticas públicas sobre os sítios de memória.


O encontro, que teve início nesta feira segunda-feira (3) na capital gaúcha, será encerrado no começo da tarde desta quinta-feira (06).  Criado em 2004, o fórum trabalha com o conceito de que os direitos humanos são fundamentais para a construção de sociedades livres e para a busca do desenvolvimento econômico e social.


O Brasil tem a presidência Pro Tempore do Mercosul no segundo semestre de 2012 e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República é o órgão do governo federal responsável pela organização da Raadh.

Compartilhar: