Sobe para 17 o número de mortes em Itaoca

17/01/2014 - 10h02

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo- Aumentou para 17 o número de mortos nas inundações ocorridas entre a noite de domingo (12) e a madrugada de segunda-feira (13), em Itaoca, cidade do Vale do Ribeira, a 343 quilômetros da cidade de São Paulo. Segundo a  Polícia Civil a décima sétima vítima registrada é uma mulher ainda não identificada cujo corpo foi encontrado, no final da tarde de ontem (16), no Rio Ribeira de Iguape, em Iporanga, distante cerca de 40 quilômetros de Itaoca.

Nove pessoas permanecem desaparecidas e quatro feridos estão hospitalizados. De acordo com a Defesa Civil para ajudar nas buscas estão se revezando 15 equipes do Corpo de Bombeiros que contam com a ajuda de cães farejadores e do helicóptero Águia. Paralelamente, a prefeitura tenta retomar a normalidade dos serviços, efetuando a limpeza das ruas e das casas bem como a desobstrução de vias para resgatar o acesso a alguns bairros.

Além da lama deixada pelas enchentes, seis pontes foram destruídas. A prefeitura está fazendo o levantamento dos prejuízos e das necessidades de recursos para as obras de reparos. Ontem, os governos federal e estadual reconheceram o estado de calamidade pública que permite o repasse de recursos para auxiliar nesses trabalhos.

As 19 famílias desabrigadas permanecem ocupando duas escolas municipais, uma no bairro do Lajeado e outra na região central. Segundo a Defesa Civil, o fornecimento de energia elétrica foi parcialmente restabelecido e o abastecimento de água já está regularizado em 80% dos domicílios.

Edição: Valéria Aguiar

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil