Instituto de Cardiologia do DF recebe novos equipamentos

15/01/2014 - 13h32

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Saúde entregou hoje (15) novos equipamentos hospitalares ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. A instituição é referência nacional em alta complexidade cardiovascular e em transplante cardíaco. Foram entregues três elevadores com capacidade para transporte de maca, um tomógrafo computadorizado e dois ecocardiógrafos adquiridos por meio do Fundo Nacional de Saúde.

Durante visita às obras de ampliação do hospital, o governador Agnelo Queiroz explicou que no local será inaugurado o maior centro de transplante de medula óssea do país. As obras, segundo ele, começaram no ano passado e devem ser concluídas até março deste ano.

Segundo Agnelo, a capital federal está entre as cidades com maior número de doadores de órgãos. Ele ressaltou que são 33 brasilienses doadores por 1 milhão de pessoas. A média nacional, acrescentou, é de 15 doadores. Brasília é recordista em transplantes de coração e córnea. No ano passado, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, foram feitos 183 transplantes, dos quais 28 de coração.

“Vamos conseguir não só atender a nossa demanda como a demanda do país inteiro”, ressaltou o governador. O centro de transplante de medula deve contar com um total de 12 leitos disponíveis por dia e 27 leitos de enfermaria para atendimento de pacientes de todo o país que estão na fila de espera para fazer o procedimento.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil