No penúltimo dia de inscrição, Sisu registra 2,188 milhões de candidatos

09/01/2014 - 20h36

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A pouco mais de 24 horas para o fim das inscrições, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registra 2.188.560 inscritos, o que corresponde a cerca de 43% dos 5 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. O balanço considera as inscrições feitas até as 18h e foi divulgado hoje (9) pelo Ministério da Educação (MEC). Minas Gerais é a unidade da Federação com o maior número de inscritos, 253.473. São Paulo é segunda, com 246.045 inscritos.

O número total de inscrições chegou a 4.247.729, já que cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Na tarde de hoje, o MEC divulgou a lista com as 20 maiores notas de corte: medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparece em primeiro lugar com 822,9 pontos e concorrência de 92,29 candidatos por vaga.

Nas redes sociais, os candidatos reclamam das altas notas de corte. "Muito triste ter tirado 960 na redação [a nota máxima é mil] e não chegar nem perto da nota de corte do Sisu", diz uma usuária do Twitter. "Ai. Essa nota de corte do Sisu partindo meu coração", brinca outra.

Para Marcelo Freire, professor de língua portuguesa do curso pré-vestibular Alub, em Brasília, as altas notas de corte refletem a consolidação do Enem como forma de ingresso no ensino superior. "O Enem se consolidou, não é mais uma prova onde tudo é fácil. Os estudantes terão que encarar essa realidade e começar os estudos mais cedo", disse Freire.

Nesta edição, o sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Enem. A inscrição está restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2013 do exame. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação.

As inscrições podem ser feitas até amanhã (10), no site do Sisu. Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos são divulgadas online diariamente, para consulta a qualquer hora, na própria página do sistema. Até o último dia, os candidatos podem alterar as opções de curso.
 

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil