Sesc Verão apresenta modalidades esportivas para incentivar prática de atividade física

05/01/2014 - 12h54

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Entre as promessas feitas na virada do ano, a de adotar práticas mais saudáveis é uma das mais frequentemente relatadas, após os excessos na mesa de Natal. Aproveitando este clima favorável à mudanças e o período de férias, a 19ª edição do Projeto Sesc Verão convida os paulistanos a experimentar diferentes práticas esportivas. Até o dia 28, cerca de 2 milhões de pessoas são esperadas nas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) do estado, assim como diversos espaços públicos, para vivenciar modalidades de esporte, fazer aulas de ginástica, participar de jogos, conferir instalações lúdicas, além de conversar com atletas. 

“Trouxemos uma programação diversificada para que as pessoas possam encontrar uma prática que lhes dê prazer e que possa se enquadrar no tempo disponível que elas têm para lazer”, explica Luciana Vaz, técnica da gerência de Esportes do Sesc. De acordo com  pesquisa do Instituto Ipsos, mais da metade das pessoas entrevistadas declarou não praticar esporte e atividades físicas atualmente, sendo a falta de tempo o principal motivo, apontado por 47%. “Nossa ideia é que elas possam se comprometer a encontrar uma brecha de tempo e colocar o esporte como um hábito, um aspecto relevante na rotina”, disse. 

Por isso, nesta edição, o evento tem como tema “Toda hora é hora. Esporte é agora!”. Luciana propõe, por exemplo, que pessoas mais agitadas no cotidiano busquem atividades em que consigam extravasar um pouco a energia e se livrem do estresse. “Pode ser uma atividade coletiva ou um esporte de acesso mais fácil, como a corrida de rua ou caminhada no parque”, elencou. Ela destaca que as práticas ao ar livre costumam ter mais adeptos. “O Brasil é um país favorecido pelo clima tropical e tende estimular as pessoas a buscar no seu dia a dia esta exposição”, declarou.

Luciana aponta ainda que as pessoas tendem a aderir mais à atividade quando está disponível próximo de casa. Nesse sentido, o Sesc aposta no uso dos espaços públicos da cidade e na própria rua como forma de favorecer a prática esportiva. “As atividades serão desenvolvidas não só dentro das unidades, mas em estações do metrô, do trem e em praças”, apresentou. A interação entre diferentes faixas etárias também é uma aposta desta edição. “Quando a gente tem um amigo que faz atividade também fica mais prazeroso. É aproveitar este momento para cultivar as amizades”, propôs.

Patinada no Minhocão, Rua da Bicicleta, Enduros a pé, passeios ciclísticos são algumas das atividades propostas. Nas estações Barra Funda, Osasco e São Caetano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos os passageiros vão poder conferir o Balanço Sonoro, um conjunto de três balanços que emitem uma nota musical e em conjunto tornam o som harmonioso. A programação completa e o endereço de cada atividade podem ser conferidos no site

Entre os encontros, bate-papos e demonstrações com atletas brasileiros consagrados, destacam-se as participações de Arthur Zanetti e Sergio Sazaki, da ginástica artística; Hugo Hoyama, do tênis de mesa; Fernando Meligeni, do tênis; Marcel Sturmer, da patinação artística; Poliana Okimoto, da maratona aquática; Fabiana Murer, do salto com vara; Don Hunter, do basquetebol; e Giovane Gávio, Nalbert, Adenízia e Thaisa, do vôlei.

O Sesc Verão faz parte da campanha Move Brasil, cujo objetivo maior é contribuir para aumentar o número de pessoas de todas as idades, praticando esportes e atividade física no Brasil, até 2016. “A gente quer também valorizar este momento que o país vive, que é a década do esporte. Vamos sediar a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e a gente sabe que a figura do ídolo, principalmente para a criança e o adolescente, é um estímulo”, avalia.

Os benefícios que podem resultar desta disposição para o esporte são vários, melhora a qualidade de vida, tanto em aspectos físicos, como de bem-estar em geral. Luciana destaca o melhoramento do condicionamento físico, das condições respiratórias e cardiovasculares, além de ajudar a controlar quadros de depressão, diabetes e hipertensão. “E sabemos também do problema da obesidade, que está se tornando uma preocupação mundial. A atividade física regular e sistemática reduz os quadros de sedentarismo e doenças crônicas que estão ligadas ao aumento de peso”, destacou.

Edição:  Valéria Aguiar

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil