PM dá dicas para evitar transtornos na volta das férias

04/01/2014 - 17h21

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Milhares de famílias viajam nos meses de dezembro e janeiro deixando as casas vazias. Antes de trancar tudo e embarcar para as férias é muito importante que uma série de medidas simples sejam tomadas a fim de evitar problemas ao voltar para casa.

Uma residência vazia pode ser chamariz para ladrões, que veem nesses locais um alvo fácil para furtos. Para evitar qualquer transtorno ao voltar das férias, a Polícia Militar do Distrito Federal dá uma série de dicas para quem vai viajar. Por exemplo, a família deve evitar comentários sobre as férias com pessoas estranhas ou divulgar informações sobre ela em redes sociais.

No entanto, é importante que um vizinho de confiança saiba sobre a viagem. Se possível, a PM recomenda que se deixe uma chave com essas pessoas para que apaguem as luzes da casa pela manhã, para não demonstrar que não há ninguém por lá.

Além disso, é importante suspender a entrega de revistas e jornais durante o período da viagem, para que não se crie um amontoado na frente da porta. Outra dica é desligar a campainha para evitar que pessoas descubram que não há ninguém para atendê-la.

Os policiais militares aconselham, também, que joias ou dinheiro devem ser guardados em cofre de banco, mesmo que o proprietário tenha um em casa. Além disso é importante que, na hora de arrumar as malas no carro, isso seja feito no interior da garagem para evitar que desconhecidos vejam que a família está se preparando para sair por um longo período.

Existem, ainda, outros cuidados que podem ser tomados para garantir que não haverá “surpresas” no retorno das férias. O major Fábio Ribeiro, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, pondera que é importante desligar o que for possível na chave geral e limpar calhas para que não haja rompimento, sobretudo em períodos de chuvas.

Ribeiro destacou, ainda, a importância de se fazer manutenção periódica na rede elétrica, além de evitar deixar vários aparelhos ligados em uma mesma tomada, o que pode causar sobrecarga de energia durante a queda de raios.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil