Mantega quer explicações sobre demissões na indústria automotiva

03/01/2014 - 14h57

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (3) que quer explicações da indústria automotiva sobre demissão de trabalhadores. Hoje à tarde, o ministro tem reunião com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, e vai conversar sobre anúncio de demissões na General Motors (GM) .

“De fato as empresas não podem estar demitindo trabalhadores”, disse o ministro. Quando o governo anunciou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de veículos, havia acordo de que não houvesse demissões.

No último dia 24, o governo publicou decreto aumentando o IPI  dos automóveis, mas as alíquotas ainda não voltaram ao patamar original. O ajuste será gradual neste ano. “É verdade que já estamos subindo, mas ainda tem uma folga de IPI”, disse o ministro.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil