Turistas lotam Praia de Copacabana para a festa do réveillon

31/12/2013 - 16h40

 

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Milhares de pessoas lotam a Praia de Copacabana, na zona sul do Rio, na tarde de hoje (31), para a festa da passagem de ano. Sob o calor de 38 graus Celsius (ºC), banhistas se refrescam e aproveitam para antecipar oferendas à Iemanjá. Muita gente já está acampada na areia para a tradicional queima de fogos, que este ano terá 16 minutos.

José de Oliveira veio com um grupo de 40 pessoas de Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, para aproveitar a festa. Abrigado na sombra de uma palmeira, ele disse que pretende ficar na praia até a manhã desta quarta-feira (1º). “Viemos preparados para a virada. O café da manhã, o almoço e a ceia está tudo aqui”, disse, apontando para o isopor, quase sem conseguir se mexer na cadeira de praia, por causa do calor.

Também de Minas, o estudante André Luiz Almeida veio ao Rio para a festa da virada na companhia de 18 amigos. “Não podíamos perder. Em Campos Florido (MG) é muito parado”, disse. Ele esteve no Cristo Redentor pela manhã e aguarda ansioso pela queima dos fogos. “Muita alegria, festa e música para hoje. Sucesso e otimismo e paz para 2014”, declarou.

Moradora do bairro de Bonsucesso, na zona norte da cidade, a atendente Márcia dos Santos não fugiu do sol. Ao lado do namorado argentino, ela saiu direto do trabalho para a praia, onde pretende permanecer até depois da virada. “Trouxe o franguinho, a farofa, a cervejinha e, claro, uma champanha, que não pode faltar”, disse. “Vai dar tudo certo!”.

As ruas de acesso à orla de Copacabana está desde cedo bloqueada ao tráfego de veículos. Os estabelecimentos comerciais estão lotados e pessoas não param de chegar. Muitas ainda procuram peças de roupa branca e flores para oferendas religiosas. A mais procurada é a palma, mas é possível comprar também rosas vermelhas e brancas por R$ 2.

“Palma é a flor de Iemanjá, é a que mais vende. Depois vem a rosa branca, para paz e dinheiro. Saúde é paz, tendo paz tem saúde”, disse a floristas Eliane Ribeiro, a fim de convencer uma turista indecisa sobre o que comprar. As rosas vermelhas, assegura a vendedora, “trazem amor e paz em 2014”. 

Segundo os organizadores, são esperadas mais de 2 milhões de pessoas no réveillon de Copacabana, que tem atrações ao vivo a partir das 18h. Os shows mais aguardados são de Lulu Santos, Nando Reis, Carlinhos Brown e da bateria da Escola de Samba Vila Isabel. Eles se apresentam no palco montado em frente ao Hotel Copacabana Palace.

Outros pontos da cidade também terão festa de virada do ano. Entre as mais aguardadas está a do Piscinão de Ramos, na zona norte, que terá o funk e pagode como as principais atrações.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil