Mil policiais militares farão segurança na festa da virada na Esplanada

31/12/2013 - 11h21

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo do Distrito Federal (GDF) preparou um esquema especial de segurança e transporte para a festa de réveillon na Esplanada dos Ministérios, na noite de hoje (31). O policiamento contará com mil policiais militares, 35 policiais civis e 67 bombeiros. Oito unidades móveis de Tratamento Intensivo e dois postos médicos ficarão à disposição do público. Os sistemas de ônibus e metrô estenderão os horários de funcionamento para atender a população. Os ônibus circularão até as 5h de amanhã (1º), enquanto o metrô ficará aberto até as 2h.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) demonstrou preocupação com os furtos durante a festa. "No ano passado tivemos um réveillon muito tranquilo, sem registros de homicídios nem problemas com brigas, mas tivemos alguns furtos a veículos e de objetos em geral. Temos a preocupação este ano de minimizar ao máximo essas ocorrências", disse o secretário adjunto de Segurança Pública do DF, coronel Roberto Oliveira, segundo informações divulgadas no site do GDF.

A SSP-DF recomenda também que cada criança leve no bolso um papel com o seu nome, o dos pais, o endereço e o telefone, para que seus responsáveis sejam mais facilmente localizados, em caso de necessidade.

O metrô do Distrito Federal vai ampliar o horário para atender aqueles que forem à festa. Todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque até a meia-noite. Após esse horário, apenas a estação central ficará aberta para embarque, até as 2h. As passagens custarão R$ 3 até a meia-noite. Depois desse horário, o preço cai para R$ 2. A quantidade ônibus em circulação será determinada de acordo com a demanda, segundo informações do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

O GDF estima que mais de 200 mil pessoas passem a virada do ano na Esplanada dos Ministérios. As atrações musicais começam a se apresentar às 21h e a previsão de término é às 3h. À meia-noite, uma queima de fogos de artifício promete iluminar a Esplanada por 18 minutos.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil