Réveillon de Copacabana terá coleta seletiva de lixo pela primeira vez

27/12/2013 - 20h56

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A coleta de lixo seletiva será a novidade do réveillon da Praia de Copacabana, que terá um megaesquema de organização e infraestrutura para receber mais de 2 milhões de pessoas. A extensão da orla terá 11 locais - chamados de Ecopontos - para que o público descarte o lixo de maneira sustentável. Além de estimular a preservação do meio ambiente, 150 equipes do Lixo Zero também circularão entre o público para coibir o lixo jogado na rua.

Neste ano, 381 garis vão circular pela Praia de Copacabana durante o evento e outros 1.155 ficarão responsáveis pela limpeza da praia após a dispersão. A intenção da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) é entregar a praia limpa para a população antes das 10h da manhã do dia 1º. No total, incluindo equipes da Secretaria Municipal de Conservação, serão 2.500 homens participando efetivamente das operações de limpeza da virada de ano.

Na tarde de hoje (27), o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, reuniu representantes dos principais órgãos envolvidos na organização da festa para anunciar como será o evento. A Polícia Militar vai disponibilizar um efetivo de 1.522 homens para fazer a segurança do réveillon, que vai incluir trabalho de observação a partir de 30 torres instaladas na orla da praia. A Estação Arcoverde do metrô, a mais próxima à Avenida Atlântica, terá reforço no patrulhamento e cães.

O trânsito também ganhou uma atenção especial. Como todos os anos, Copacabana terá vários pontos de bloqueio. A partir das 18h, apenas ônibus e táxis terão acesso ao bairro, e após as 22h nenhum veículo poderá entrar em Copacabana. A recomendação é para que o público que for assistir à queima de fogos não utilize o carro para chegar ao bairro, já que não haverá locais de estacionamento. Os acessos de ônibus ocorrerão ao longo do dia 31 em três pontos: na Enseada de Botafogo; na Avenida Vieira Souto, em Ipanema; e na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa.

Segundo a Metrô Rio, 50% dos bilhetes colocados à venda para o réveillon de Copacabana já foram vendidos. A operação especial implantada para atender ao público inclui bilhetes vendidos previamente com horários pré-determinados na ida. A Supervia também colocará à disposição do público trens extras durante toda a madrugada, partindo da Central do Brasil.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) já começou a intensificar a fiscalização pelo bairro. Segundo o secretário Alex Costa, durante o dia 31, 1.862 guardas municipais participam do trabalho, dos quais 440 ficarão responsáveis pelo trânsito.

A Secretaria Municipal de Saúde também vai atuar na festa da virada. Cinco postos de saúde ficarão responsáveis por atender ao público, com apoio de 48 ambulâncias e 106 leitos. O Corpo de Bombeiros colocará nas ruas cerca de 300 homens para casos de incêndio e pânico. Os postos de salva-vidas da praia funcionarão normalmente para dar apoio ao esquema.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil