Medicamentos do Ministério da Saúde chegam hoje ao Espírito Santo

23/12/2013 - 17h46

Aline Valcarenghi 
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Espírito Santo vai receber ainda hoje (23) quase 2 toneladas de medicamentos e insumos do Ministério da Saúde para ajudar o atendimento da população atingida pelas chuvas. A pasta enviou ontem profissionais da Força Nacional (FN) do SUS para trabalhar no gabinete de crise que coordena as ações de atendimento.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, seis pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado. Em todo o estado mais de 40 mil pessoas precisaram deixar suas casas. Ao todo, 45 pessoas estão feridas. Nas últimas 24 horas, choveu 130 milímetros, o que provocou o desabamento de cinco casas na capital, Vitória, e queda de barreiras nas cidades da Serra e Viana.

O Ministério da Saúde está enviando dez kits com capacidade para atender, cada unidade, cerca de 1.500 pessoas por mês. O kit é composto por 48 itens (30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros). Atualmente, o Ministério da Saúde conta com 42 equipes de respostas a desastres – formada por médicos, enfermeiros e auxiliares – em escala por semana epidemiológica para atuar em situações de emergência. A ação da FN-SUS pode ser solicitada tanto pelo gestor local quanto pelo governo federal por meio do Ministério da Integração.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil