Aeroporto de Brasília tem manhã tranquila com poucos voos atrasados

23/12/2013 - 13h47

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil
 
Brasília - O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek foi tranquilo na manhã de hoje (23), com poucos voos atrasados e sem demora excessiva nas filas de check-in. Até as 11 horas, dos 66 voos programados para partir de Brasília, apenas seis estavam atrasados, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O Procon DF e a seção da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), que promovem a Operação Direito a Bordo, não registraram reclamações durante o plantão da fiscalização, que teve o dia mais movimentado neste final de ano na sexta-feira (20). Houve grandes filas nos balcões das empresas e a Gol chegou a ser multada, por demora excessiva, ao registrar atraso em mais de 22% dos voos.

Paulo Roberto Maia, sua mulher e o filho do casal iam embarcar, nesta segunda-feira, pela Gol para Maceió e disseram que o tempo de espera estava normal. A única reclamação é a de que a empresa não permite que o chek-in da criança seja feito previamente, ao contrário de outras companhias, o que os obrigou a enfrentar uma fila só para isso.

A presidenta da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-DF, Ildecer Amorim, que participava do plantão da Operação Direito a Bordo com o Procon, ficou satisfeita com a manhã de calma no terminal. Mas, segundo ela, a presença dos fiscais foi fundamental para que tudo transcorresse bem hoje, ao contrário do que ocorreu na sexta-feira.

“É verdade que a maioria das pessoas que sai de Brasília nessa época aproveitou o fim de semana para viajar, por isso, o movimento do aeroporto hoje é bem menor. Mas é importante destacar que a presença ostensiva da fiscalização da Operação Direito a Bordo é fundamental para garantir a normalidade, pois as empresas sabem que as multas são altas em caso de atraso nos voos”, destacou.

Tranquila na Praça da Alimentação, onde aguardava a hora de embarcar para Maceió, Sônia Fragoso, moradora de Brasília, esperava a chegada irmã, de Belo Horizonte, para seguirem juntas num voo da Avianca para Maceió, onde passarão o Natal com a família. “Só espero que tudo corra bem, sem nenhum atraso. Até agora, está tudo bem”, disse ela que, logo depois, recebeu um telefonema avisando que a irmã já estava no aeroporto e foi ao encontro dela no setor de embarque.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil