Dilma não se manifestará sobre Snowden

18/12/2013 - 12h02

Paulo Victor Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse que o governo brasileiro não tem que se manifestar sobre a campanha de pedido de asilo político de Edward Snowden ao Brasil. Segundo ela, não chegou nenhuma solicitação formal e não cabe a ela interpretar cartas.

“Me dou completamente o direito de não me manifestar sobre o que não foi encaminhado”, disse a presidenta. “E mais do que isso, eu não interpreto cartas, não é minha missão”, ressaltou.

Ontem (17), foi anunciada uma campanha de recolhimento de assinaturas em defesa da concessão de asilo ao ex-consultor de empresa que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, responsável pelas recentes denúncias de espionagem envolvendo empresas e cidadãos brasileiros, dentre eles a própria presidenta. Segundo o Itamaraty, Snowden não formalizou pedido de asilo.

Dilma disse que não foi pedido nada a ela e que, por isso, não tem como se manifestar sobre um indivíduo que não se dirigiu ao governo. “Nós não somos um órgão ao qual se faz, ou se consulta, ou se comunica por interpostas. A nós não foi encaminhado nada. Vou me manifestar como?”, indagou. A presidenta respondeu a perguntas durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil