Chuva forte no estado do Rio atinge Região dos Lagos

18/12/2013 - 11h39

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Chuvas fortes seguem atingindo o estado do Rio de Janeiro e provocando transtornos. Na madrugada de hoje (18), Búzios, na Região dos Lagos, e Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, registram pontos de alagamentos e deslizamentos de terra. Em Bom Jesus de Itabapoana, no noroeste do estado, o Rio Itabapoana está em estágio de alerta máximo, o nível mais alto do sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O prefeito de Búzios, Doutor André, decretou situação de emergência na manhã desta quarta-feira por causa das fortes chuvas que atingem o município desde a noite de ontem (17). A prefeitura informou que mais de 15 famílias estão desalojadas, devido aos deslizamentos de terra e os alagamentos. Segundo a prefeitura, as ocorrências continuam sendo registradas e o número de desalojados deve aumentar.

A prefeitura de Búzios registrou dois deslizamentos de terra. Muitas ruas ficaram alagadas e encobertas pela água, mas equipes do órgão e da Defesa Civil trabalham desde a madrugada para liberar as vias interditadas. Nenhuma pessoa morreu e não há informação sobre feridos.

Já em Bom Jesus de Itabapoana, apesar do risco de enchente na cidade por causa do nível de água do Rio Itabapoana, a maior preocupação é com o risco de deslizamentos de terra e pedras, provocados pela chuva que vem atingindo o município desde a noite de terça-feira (10). Algumas famílias que moram perto do rio estão em abrigos cedidos pela prefeitura desde o início das chuvas, há mais de uma semana.

Em Campos, o subsecretário da Defesa Civil Municipal, major Édison Pessanha Braga, informou que apenas uma ocorrência foi registrada por causa da chuva que atinge o município desde a noite de ontem (17). “Um deslizamento de encosta na região do Imbé, no distrito de Morangaba, foi informado ao órgão, que está encaminhando um técnico ao local”.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que há previsão de tempo encoberto e pancadas de chuvas para os próximos dias em todo o estado.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil