Ministro diz que Snowden prestou grande serviço ao mundo ao divulgar espionagem

17/12/2013 - 17h15

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje (17) que o ex-consultor que trabalhava para a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden prestou um grande serviço para o mundo ao divulgar como funciona o serviço de espionagem do governo norte-americano. Para o ministro, o monitoramento em massa de cidadãos e de outros governos é considerado inaceitável.

“Não tem nenhuma justificativa, até porque monitorar Petrobras, a presidente de um país, a primeira-ministra de outro país não tem nada a ver com terrorismo, principalmente se são países amigos”, avaliou.

O ministro disse também que o Brasil já tem informações suficientes sobre os sistemas de espionagem para considerar a prática intolerável. “Não sei até onde temos que investigar mais sobre isso. Mas com certeza ele deve ter mais coisas para falar”, disse.

Paulo Bernardo não quis comentar a possibilidade de o governo brasileiro conceder asilo a Snowden, porque, segundo ele, o assunto tem de ser resolvido no âmbito do Ministério das Relações Exteriores, ouvindo o Ministério da Justiça e a presidenta da República. “Não vou dar palpite nisso”. Uma campanha na internet pretende obter apoio da população brasileira para que Snowden receba asilo do Brasil.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil