Exposição sobre futebol é aberta em Brasília

17/12/2013 - 23h23

 

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Foi inaugurada nesta terça-feira (17), em Brasília, uma verdadeira máquina do tempo do futebol brasileiro: a exposição Brasil, Um País, Um Mundo. Estão expostas camisas históricas da seleção brasileira em várias copas, entre elas de jogadores como Amarildo, Gilmar, Dunga, Branco e Zagallo, já como treinador na Copa de 1970, no México, vencida pelo Brasil.

Os ex-jogadores Pelé e Cafu estiveram presentes ao evento. Na presença da imprensa e de convidados, os dois completaram a exposição colocando na prateleira as camisas que usaram nas copas em que foram campeões. As jogadoras da seleção feminina, que participa de um torneio em Brasília, também prestigiaram o evento.

Brasil, Um País, Um Mundo exibe curiosidades a introdução doo couro de canguru na fabricação de chuteiras, a partir de 1954, por ser mais leve e resistente. A placa eletrônica de substituição criada pelo brasileiro Eduardo Lamboglia, em 1996, e usada pela primeira vez na Copa do Mundo em 1998.

A exposição é dividida em quatro temas: paixão, diversidade e sagrado; tecnologia; história e moda. Os visitantes poderão conferir dados sobre a evolução de uniformes, regras, bolas, estádios e transmissão. Além disso, poderão testar seus conhecimentos sobre futebol e escalar sua seleção brasileira de todos os tempos. Tudo isso ao som de muita música brasileira.

Vídeos de momentos marcantes da seleção e de clubes brasileiros, áudios de cantos de torcidas e objetos de arte também figuram entre as atrações. “O futebol se manifesta em vários segmentos da cultura brasileira, como, por exemplo, a nossa ginga no drible lembrando nossa dança, nossa capoeira. O futebol é um exemplo da mistura do povo brasileiro, e um dos objetivos desta exposição é entender o nosso comportamento com o futebol”, disse Ricardo Corrêa, curador da mostra.

A exposição faz parte da programação oficial do governo federal para a Copa do Mundo de 2014 e ficará aberta ao público a partir de amanhã (18) até 19 de janeiro (exceto nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro), das 10h às 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Em seguida, ela irá para as demais cidades-sede da Copa.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil