Bairro da Lapa, no Rio, vai ter operação permanente de segurança

17/12/2013 - 23h01

 

Douglas Corrêa 
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O aumento da violência na Lapa, tradicional bairro da capital fluminense, levou o governo do estado a lançar hoje (17) a Operação Lapa Presente com objetivo de intensificar o policiamento na região. O local é frequentada principalmente por turistas brasileiros e estrangeiros.

Nas últimas semanas, o bairro registrou três mortes violentas, entre elas a de Conrado Chaves da Paz, 19 anos, assassinado com uma facada no coração na Avenida Chile, na madrugada do dia 1° deste mês, durante uma tentativa de assalto.

A operação está prevista para iniciar no dia 1º de janeiro e será coordenada pela Secretaria de Governo. Ela ocorrerá todos os dias, sempre das 21h30 às 5h30, terá caráter permanente, seguindo os moldes da Operação Lei Seca. Ela vai envolver vários órgãos, inclusive o Conselho Tutelar.

O coordenador, major da Polícia Militar, Rodrigo Cereser, disse que "é a primeira vez que está sendo feita uma integração desse tipo”. “Não vamos apagar incêndio, vamos permanecer. Acredito que vamos atingir os nossos objetivos em curto prazo", acrescentou.

O patrulhamento será feito por um Policial militar, um guarda municipal e um agente da Secretaria de Governo. Eles andarão juntos e filmarão a atuação nas ruas. Todos estarão identificados com a logomarca da operação nos uniformes.

Após levantamento feito pelo setor de inteligência da Polícia Militar, a região da Lapa foi dividida em sete partes. Os agentes circularão de bicicleta, a pé ou em viaturas, dependendo da necessidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social fará vai acolher moradores de rua e crianças e adolescentes em risco social.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil