Chuvas deixam quase 200 desabrigados no norte fluminense

03/12/2013 - 11h27

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Subiu para 193 o número de pessoas desabrigadas por causa da forte chuva que, desde o fim de semana, castiga o município de Macaé, no norte fluminense. Inicialmente, os moradores estão sendo encaminhados para o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, no bairro de Miramar. A escola registra 63 famílias acolhidas, sendo 110 adultos e 83 crianças e adolescentes.  

Segundo o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), os rios São Pedro e Macaé seguem em alerta máximo e correm risco de transbordamento. O mesmo ocorre com os rios Muriaé, Itaperuna, Carangola, Itabapoana e Paraíba do Sul, que cortam os municípios de Itaperuna, Porciúncula, Natividade, Campos de Goytacazes e Bom Jesus do Itabapoana, todos situados nas regiões norte e noroeste do estado.

De acordo com o Inea, que monitora os rios do estado, o alerta máximo é o mais grave de uma escala de quatro níveis, que significa que a água já atingiu mais de 80% do nível de transbordamento. Ontem (2) em Macaé, uma criança de 6 anos morreu por causa de um deslizamento de terra no Morro do Santana.

O mapeamento feito pela prefeitura confirma que todas as bacias hidrográficas do município estão alagadas. O índice de saturação do solo prejudica a drenagem das águas pluviais, pela dificuldade de absorção, tendo em vista o volume anormal de chuvas no período da madrugada (da meia-noite às 4h), que chegou a 238 milímetros, de acordo com a Defesa Civil Municipal.

Cerca de 37 mil alunos da rede municipal, matriculados em 105 unidades de ensino da cidade, estão sem aula desde ontem. A prefeitura informou que as aulas retornarão depois que a situação das chuvas for normalizada. A previsão do tempo para Macaé hoje é céu parcialmente nublado, com chuvas em pontos isolados.

Para ajudar os desabrigados, foram disponibilizados espaços para a entrega de donativos como alimentos não perecíveis, roupas, material de higiene, colchonetes e água mineral. A entrega ocorre das 8h às 18h. Os pontos de entrega podem ser consultados no site da prefeitura de Macaé.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil