Marinha autoriza retomada de operações em plataforma da Chevron

01/12/2013 - 17h16

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Marinha autorizou na tarde de hoje (1º) a retomada das operações na Plataforma Frade, da empresa petrolífera Chevron Brasil, na Bacia de Campos, a 230 quilômetros da cidade de Macaé, no norte fluminense. A atividade estava suspensa desde as 19h de ontem (30), quando foi encontrado na plataforma material com suspeita de ser explosivo.

Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação foi aberto para investigar em 90 dias em que circunstâncias o material suspeito apareceu na plataforma. A caixa foi encontrada pela tripulação da plataforma, que acionou a Marinha. Para investigar o ocorrido, a força instalou um gabinete de crise, integrado por militares e policiais federais e civis.

Na manhã de hoje, ficou comprovado por meio de raio X que o material da caixa "era inerte e não possuía dispositivo de detonação", de acordo com nota divulgada pela Marinha.

Ontem, depois de ser acionada, a Marinha enviou imediatamente para o local três embarcações, dois helicópteros, mergulhadores de combate e fuzileiros navais. Somente da Força, participaram da operação de emergência cerca de 300 militares.

A Chevron, companhia responsável pela plataforma, que participou das operações entre a noite de ontem e a manhã de hoje, não foi localizada pela reportagem para comentar o ocorrido.

Recentemente, a companhia foi condenada a pagar R$ 95,16 milhões por danos ambientais por vazamento de petróleo na mesma bacia, em novembro de 2011 e março de 2012.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil