Campanha que oferece testes gratuitos para HIV e sífilis termina às 20h em São Paulo

01/12/2013 - 18h09

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A campanha "Fique Sabendo" prossegue na capital e em mais 276 cidades paulistas até as 20h de hoje (01), Dia Mundial de Combate à Aids, permitindo o diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis. Por meio desta campanha, iniciada no último dia 25, foram distribuídos materiais em 516 municípios para 200 mil exames gratuitos, com 100 reagentes para o diagnóstico de HIV e a mesma quantidade para sífilis.

Na cidade de São Paulo foi montado um centro de atendimento na sede da Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, na região central, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, o Centro de Referência da Diversidade e Projeto Quero Fazer. Ainda há não um levantamento parcial da campanha.

Para submeter-se aos testes, os interessados preenchem uma ficha cadastral, depois são direcionados a uma sala para fazer a punção em um dos dedos para a retirada de uma gota de sangue, que depois é misturada com um reagente. O resultado sai em cerca de meia hora e é entregue por um profissional de saúde, que dá orientações sobre como evitar as doenças.

Independentemente da campanha, as pessoas podem fazer os testes em unidades básicas de saúde, cujos endereços podem ser obtidos por meio do Disque DST/Aids (0800-16-25-50) ou do site www.crt.saude.sp.gov.br.

A infectologista Rosa Alencar, um das coordenadoras do Centro de Referência, avalia que nos últimos anos tem sido observado um comportamento de descuido por parte da população mais vulnerável, como os homossexuais, por exemplo, nos cuidados de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Ela alerta, porém, que “a aids não é uma doença banal, não tem cura e os remédios provocam efeitos colaterais”.

Edição: Andréa Quintiere

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil