OAB-SP homenageia autoridades que se destacam na luta pela igualdade de gênero

30/11/2013 - 17h12

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo- A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o vice-presidente da República , Michel Temer, e a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, estão entre as autoridades que recebem, hoje (30) à noite, o Prêmio Maria Immaculada, na cerimônia de encerramento do 10º Encontro Estadual da Mulher Advogada, promovido  pela Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), na Universidade  Presbiteriana Mackenzie.

O prêmio homenageia personalidades que têm trabalhos destacados na luta pela igualdade de gênero e ocorre em meio à comemoração dos 25 anos de inclusão na Constituição Federal de 1988 dos direitos das mulheres após a mobilização dos movimentos feminista e de mulheres. O encontro faz parte do evento 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres da prefeitura de São Paulo.

A lista de premiados inclui ainda Angélica de Maria Mello de Almeida, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo; Maria Doralice Novaes, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT)  da 2ª Região e Gislaine Doraide Ribeiro Pato, diretora da Delegacia de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo.
 
A instituição do prêmio é uma homenagem à primeira mulher bacharel em direito inscrita na OAB-SP, Maria Immaculada Xavier da Silveira, sob o registro 615, de 26 de janeiro de 1932. Nascida em 9 de setembro de 1900, em Piracicaba, no interior de São Paulo, ela fez o curso de graduação na Faculdade de Direito de São Paulo, mais tarde incorporada à Universidade de São Paulo (USP).
 

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil