Incêndio no Memorial da América Latina é controlado

29/11/2013 - 21h01

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os bombeiros conseguiram controlar, na noite de hoje (29), o incêndio que atingiu o Memorial da América Latina, zona oeste paulistana. A corporação ainda mantém 39 viaturas e 109 homens no local para extinguir focos isolados dentro do Auditório Simón Bolívar.  Segundo a assessoria do memorial, o fogo começou por volta das 15h e foi causado por um curto-circuito.

Sete bombeiros ficaram feridos no combate ao incêndio, dois deles gravemente, e foram encaminhados ao Hospital das Clínicas. Um brigadista também precisou de socorro.

De acordo com a assessoria do memorial, pelo menos metade da plateia do auditório foi danificada pelo fogo. O espaço tem capacidade para 1,8 mil pessoas. No local, também foi atingida uma tapeçaria de 800 metros quadrados da artista plástica Tomie Ohtake. Ainda  não há uma avaliação completa dos prejuízos.

Com área de 84,5 mil metros quadrados, o memorial, que foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, fica no bairro da Barra Funda. O complexo é dedicado a manifestações artísticas e científicas ligadas à identidade latino-americana. O conceito e o projeto cultural foram desenvolvidos pelo antropólogo Darcy Ribeiro.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil