Endividamento das famílias apresenta leve queda em setembro

28/11/2013 - 12h23

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O endividamento das famílias com o sistema financeiro caiu em setembro, segundo dados divulgados hoje (28) pelo Banco Central (BC). Em setembro, a dívida total das famílias equivalia a 45,31% da renda acumulada nos últimos 12 meses. Em agosto, o resultado havia ficado em 45,36%. O indicador vinha subindo desde janeiro, quando foi registrado patamar de 43,59%.

Ao se retirar desse indicador o endividamento com financiamento imobiliário, o percentual ficou em 30,22%, também com redução em relação a agosto (30,38%).

Para o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, o crescimento do endividamento das famílias é sustentável. Ele reforçou a análise de que o endividamento cresce devido à aquisição de um ativo para as famílias – a casa própria. “Uma avaliação crucial é observar que isso decorre fundamentalmente do crédito imobiliário. O comprometimento de renda, tirando o financiamento imobiliário, já se estabilizou há algum tempo e mostra, na margem, tendência de recuo”, disse.

Os dados do BC também mostram que a parcela da renda mensal familiar comprometida com as prestações chegou a 21,45%, em setembro, resultado estável em relação a agosto, de acordo com dados ajustados para o período. A parcela da renda usada, em setembro, para pagamento de juros ficou em 8,79%, ante 8,71% em agosto.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil