EUA, Rússia e ONU discutem preparação de conferência de paz para a Síria

25/11/2013 - 9h02

Da Agência Brasil*

Brasília - Diplomatas dos Estados Unidos, da Rússia e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúnem hoje (25) em Genebra, na Suíça, para discutir a preparação da Conferência Genebra 2, sobre a crise na Síria. Os Estados Unidos serão representados pela subsecretária de Estado para Assuntos Políticos, Wendy Sherman; a Rússia, pelos representantes do Ministério das Relações Exteriores, Mikhail Bogdanov e Gennadiy Gatilov; e a ONU, pelo enviado especial da organização e da Liga Árabe para o assunto, Lakhdar Brahimi.

Encontros anteriores não tiveram êxito em estabelecer um entendimento comum sobre a realização da conferência. Os maiores pontos de discórdia são a representação da oposição síria no processo e a participação do atual presidente do país, Bashar Al Assad.

Outra questão sobre a qual não há entendimento é a participação do Irã nas discussões. A Rússia defende a participação do Irã, enquanto os Estados Unidos rejeitam. A expectativa é que os recentes progressos alcançados sobre o programa nuclear iraniano  mudem a dinâmica dessa dilema.

*Com informações da Itar-Tass, a agência pública de notícias da Rússia

Edição: Graça Adjuto