Marinha faz concurso cultural sobre a Antártica para estudantes

23/11/2013 - 11h06

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Estão abertas até o dia 10 de janeiro de 2014 as inscrições para o concurso cultural O Brasil na Antártica, promovido em âmbito nacional pela Marinha do Brasil. Estudantes de 15 a 19 anos do ensino médio de escolas públicas e particulares interessados em participar do concurso deverão produzir um vídeo, de no máximo três minutos, sobre importância das atividades do Brasil no continente.

A competição vai selecionar quatro vídeos, dois de alunos da rede pública e dois da rede privada. Os vencedores vão ganhar uma viagem para a Antártica e poderão escolher um professor para acompanhá-lo. O resultado será divulgado no dia 24 de janeiro e a viagem está programada para fevereiro de 2014.

Segundo o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e coordenador do concurso, contra-almirante Marcos Silva Rodrigues, o objetivo é estreitar a relação entre os jovens e o continente, além de destacar a importância da Antártica para o Brasil.

"O futuro do país está nos jovens, eles serão os pesquisadores de amanhã. Queremos estimular e incentivar a curiosidade deles pelo continente e a importância da Antártica para o Brasil. Além de ser uma grande oportunidade no campo pessoal, visto que uma viagem turística sairia em torno de US$ 30 mil, o jovem poderá frequentar um lugar que poucos vão conhecer um dia. Presenciar pesquisas, conhecer a estação brasileira, embarcar em navios de expedição, dormir na estação provisória, são experiências únicas que eles poderão desfrutar através do concurso”, disse Rodrigues.

O coordenador destacou a importância ambiental das pesquisas realizadas no continente, tanto para o Brasil como para o planeta. "A Antártica tem a maior reserva de água doce do mundo, compreendendo 76% da reserva total, além de influenciar no clima do Brasil. Atualmente nós e a Aeronáutica damos o suporte e a logística necessários às pesquisas desenvolvidas por universidades no continente”, explicou.

Para participar, o aluno interessado deve acessar o site www.secrim.mar.mil.br, preencher o questionário de inscrição e enviar o vídeo pelo correio para a sede da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (Secrim), na Esplanada dos Ministérios, Bloco N, Anexo B, terceiro andar, em Brasília (DF).

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil