Setembro registra estabilidade na atividade econômica

22/11/2013 - 12h19

Da Agência Brasil

São Paulo – Com apenas 0,1% de crescimento em setembro, a atividade econômica divulgada hoje (22), pela empresa de consultoria Serasa Experian ficou praticamente estável em relação ao mês anterior, quando houve aumento de 0,3%. Já na comparação com setembro de 2012, a alta foi 2,5%, mesmo percentual constatado no acumulado deste ano.

O resultado do terceiro trimestre, que corresponde aos meses de julho, agosto e setembro, é de retração de 0,2% sobre o segundo trimestre. Porém, em relação ao mesmo período do ano passado, houve alta de 2,1%.

No quesito oferta agregada, o setor de serviços teve expansão de 0,3%, e contribuiu com a pequena alta da atividade econômica. Já a atividade industrial e o setor agropecuário sofreram baixas de 0,3% e 1,3%, respectivamente.

A demanda agregada registrou contribuições positivas para a atividade econômica oriundas do consumo do governo (0,8%), dos investimentos (0,7%), e do setor externo com alta de 1% nas exportações. Porém, houve recuo de 0,5% nas importações. O consumo das famílias também caiu (0,1%), o que, segundo nota da entidade, neutralizou de forma parcial as contribuições positivas.

De acordo com economistas da Serasa, o desempenho foi fraco em setembro por causa da elevação das taxas de juros, assim como pelo esgotamento da maior safra agrícola concentrada durante o primeiro semestre deste ano, que causou impactos positivos na economia.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil