Protesto de sem-teto bloqueia Marginal Tietê

19/11/2013 - 18h40

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Dezenas de pessoas atearam fogo em entulhos para bloquear a Marginal Tietê, uma das mais importantes vias da capital paulista, no final da tarde de hoje (19). O grupo protesta contra reintegração de posse feita no último sábado (16), que removeu uma favela sob a Ponte Governador Orestes Quércia. A Polícia Militar estima que pelo menos 60 manifestantes estejam no local.

Nas redes sociais, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) divulgou nota em que atribui o protesto ao descumprimento de um acordo da prefeitura com os moradores. “Em reunião com os moradores da Ocupação Estaiadinha, despejada no último sábado, a prefeitura se recusou a cumprir os acordos firmados no dia de ontem”, diz a nota.

Os integrantes do MTST acrescentam que “em virtude dessa postura autoritária e desumana do prefeito Fernando Haddad, os moradores deliberaram por organizar uma grande manifestação”. O movimento não detalha, no entanto, o que teria sido combinado com o prefeito.

Em julho, a prefeitura cadastrou 450 famílias que viviam no local, em programas habitacionais. Depois do cadastro, 80 famílias ainda permaneceram no terreno, que não pode ser destinado à construção de casas porque fica embaixo do viaduto. No sábado (16), a área foi desocupada com a ação da polícia.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil