Lavradora kalunga acredita que ter muitos filhos é garantia de cuidados na velhice

18/11/2013 - 17h35

Thais Antonio
Enviada Especial da EBC

Cavalcante (GO) - Grávida de nove meses, prestes a dar à luz ao quinto filho, a lavradora Áurea Paulino dos Santos não pensa em parar de ter filhos por agora. Para ela, ter uma família grande é essencial para garantir uma velhice tranquila. “Recurso de pobre é filho. Eu não quero ir para o asilo e se eu tiver bastante filho, um cuida, outro cuida e ninguém abusa [se cansa de cuidar]”, acredita a descendente de negros escravizados.

Áurea só tem 28 anos, mas a fala mansa e o conhecimento sobre ervas e raízes medicinais fazem parecer que a entrevista é com uma senhora já de idade. De uma coisa ela sabe bem: manter as tradições pode ser um jeito de dar um futuro honesto para aos filhos. “Acho bom criar meus filhos do jeito que eu fui criada, estudando e trabalhando na roça. O governo não tem emprego para todo mundo. Se algum dos meus filhos se formar e não achar um emprego, vai saber viver trabalhando na roça para não roubar depois”, diz.

Ela vive com o marido e os quatro filhos na Comunidade do Engenho 2, visitada pela reportagem da Embresa Brasil de Comunicação (EBC) às vésperas do Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20. A comunidade é uma das muitas que fazem parte do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, o maior território remanescente quilombola do país, localizado em Goiás. A roça em que planta milho, arroz, feijão, banana, cana e outros alimentos, se encontra a 8 quilômetros da casa da família. Os cuidados com a plantação entram na agenda dos meninos que conseguem conciliar o trabalho na roça com os estudos.

A produção segue em ritmo acelerado. A falta de estrada e de transporte impedem que a família consiga levar para a cidade o excedente. Só tem em casa o que eles conseguem carregar nos ombros ou no lombo de animais.

Áurea vai ter de parar por um tempo com a roça e com o trabalho de guia de turismo para dar à luz. O trabalho como guia – dentro do território kalunga há uma série de cachoeiras em que só se pode entrar com guias da comunidade – ajudava nas despesas. Como o marido dela foi contratado há pouco tempo como brigadista, a família respira aliviada.

Ela torce para que o destino da quinta filha, Bianca, seja o mesmo que espera para os outros filhos: viver na comunidade. “Aqui é um lugar tranquilo. Eu gosto de ficar aqui. Desde que eu nasci eu nunca saí”, diz. “Aqui você pode sair, deixar os filhos em casa e ficar despreocupado. Se você quer uma banana, tem. Se quer uma mandioca, tem. O arroz e o feijão, que é o principal, a gente planta. Então eu acho bom, porque não é em todo lugar que a pessoa tem esse privilégio”, acrescentou.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil