Operação quer desarticular quadrilha que inseria informações falsas em declarações de dívidas tributárias

06/11/2013 - 13h16

Da Agência Brasil

Brasília - A Receita Federal, Polícia Federal e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional deflagraram hoje (6), em São Paulo, a Operação Protocolo Fantasma. O objetivo é desarticular uma organização criminosa responsável pela inserir informações falsas em declarações, com o objetivo de reduzir ou eliminar ilegalmente dívidas tributárias.

A Receita também informou que a organização atuava em todo o território nacional vendendo serviços de assessoria tributária, com clientes em 19 estados brasileiros.

A Receita detectou a tentativa de compensar, de forma fraudulenta, os tributos de seus clientes, como títulos públicos sem valor e informações de valores de depósitos judiciais inexistentes.

O prejuízo aos cofres públicos, caso as fraudes fossem concretizadas, poderia chegar a R$ 1 bilhão.  A operação foi denominada Protocolo Fantasma em alusão à tentativa de usar processos administrativos fictícios pela organização criminosa.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil