Cai preço médio de produtos primários brasileiros negociados no exterior

06/11/2013 - 13h40

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Índice de Commodities Brasil (IC-Br), calculado mensalmente pelo Banco Central (BC), teve queda de 2,67% em outubro na comparação com o mês anterior. No acumulado do ano até outubro, houve queda de 2,07%. Em 12 meses, foi registrada alta de 0,05%. Os dados foram divulgados hoje (6) pelo BC.

O IC-Br é calculado com base na variação em reais dos preços de produtos primários (commodities) brasileiros negociados no exterior que são relevantes para a dinâmica dos preços ao consumidor no Brasil.

No mês, a maior queda foi do segmento agropecuário (carne de boi, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café, arroz e carne de porco), com retração de 2,83%. Depois vem energia (petróleo, gás natural e carvão), com queda de 2,78%, seguida por metais (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel), que registrou retração de 2,03%.

O índice internacional de preços de commodities, calculado pelo Commodity Research Bureau, registrou queda de 5,33% em outubro e alta de 0,41%, no acumulado do ano. Em 12 meses encerrados em outubro, houve alta de 2,45%.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à
Agência Brasil