Ministério discute projeto para facilitar pagamento das dívidas fiscais dos clubes de futebol

05/11/2013 - 20h09

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério do Esporte discute um projeto para facilitar o pagamento das dívidas fiscais dos clubes de futebol. A pasta estima que a dívida dos clubes com a Receita Federal, em razão do não pagamento de Imposto de Renda ou falta de  recolhimento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo, gire em torno de R$ 4 bilhões.

Pela proposta do ministério, o pagamento poderá ser feito em 180 ou 240 meses (15 ou 20 anos). O pagamento começará com parcelas mais baixas, que irão aumentar ao longo do tempo, como uma forma de os clubes se adaptarem e se adequarem à nova realidade financeira. Caso não cumpram o compromisso, os clubes sofrerão medidas punitivas esportivas - perda de pontos, rebaixamento e até mesmo a penhora de bens dos dirigentes.

A intenção é que os clubes zerem a dívida e, com isso, tenham mais fôlego financeiro. Com a dívida quitada, os clubes recebem uma certidão negativa de débito, necessária para firmar patrocínios. Por meio da assessoria, a pasta esclarece que as condições de pagamento serão negociadas de acordo com a realidade de pequenos, médios e grandes clubes.

A proposta deve ser finalizada nos próximos 15 dias, quando será encaminhada para análise da presidenta Dilma Rousseff. A partir do texto, deverá ser elaborada uma medida provisória ou projeto de lei, que será encaminhado ao Congresso Nacional ainda neste ano.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil