Câmara rejeita "penduricalhos" incluídos por comissão e devolve texto da MP da Seca

30/10/2013 - 16h30

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – A Câmara dos Deputados devolveu hoje (30) o texto da Medida Provisória (MP) 623/13, que tratava de operações de crédito rural contratados por empreendimentos localizados em áreas atingidas pela estiagem.

Segundo o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a devolução da matéria à comissão mista do Congresso Nacional é consequência de decisão tomada no início de setembro, quando ele anunciou que não aceitaria mais os chamados “penduricalhos”, ou seja, a inclusão de assuntos diversos no texto de uma MP, que é criada para um assunto específico.

O texto da MP 623/13, conhecida como MP da Seca, foi enviado pelo Planalto para facilitar a quitação de dívidas de produtores rurais da região abrangida pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A MP perderia validade se não fosse aprovada até 15 de novembro e ainda precisava passar pela análise nos plenários da Câmara e do Senado.

Ontem (29), a comissão mista de deputados e senadores que analisa a matéria aprovou um relatório que ampliava o alcance da medida incluindo, como beneficiários, produtores que contrataram operações pelo Programa Reorientação da Pequena e Média Propriedade Rural (Prodesa), e produtores de cana-de-açúcar e etanol.

 De acordo com assessores da Mesa Diretora, o despacho do presidente da Câmara segue agora para a Comissão Mista do Congresso Nacional, que irá decidir o que será feito com a matéria.

Edição: Nádia Franco//O título e o texto da matéria foram alterados às 17h06 para correção de informações: a MP 613 não é a MP da Lei Seca, e sim a que trata de operações de crédito rural para regiões atingidas pela estiagem, conhecida como MP da Seca

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil