Redes sociais são tema de mostra no Rio de Janeiro

24/10/2013 - 9h09

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O fenômeno do compartilhamento de conteúdo nas redes sociais é o tema da Mostra Virei Viral, que apresentará de hoje (24) a domingo (27), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a multiplicação de ideias e criações de pessoas que utilizam essas redes como forma de divulgação.

A mostra pretende fomentar a discussão em torno dos conteúdos virais como importante ferramenta de democratização da cultura, partindo do princípio que em cultura de rede "dividir é necessariamente multiplicar", explicou o curador da mostra, Diogo Rezende. Os conteúdos das redes sociais chamados virais, como vídeos por exemplo, são aqueles que adquirem um grande número de circulação na internet.

A programação contará com shows de bandas que usam a internet para promover seus trabalhos e palestras para discutir a colaboração nas criações. A mostra apresentará um formato diferente de contar histórias, com linguagem simples e informal, ao selecionar nove artistas para criarem narrativas a partir de vídeos virais.

Na avaliação de Diogo Rezende, as redes sociais são espaços democráticos que facilitam a divulgação de conteúdo, mas não têm a capacidade de mudar tão profundamente a cultura de uma sociedade. “A gente entende que é um espaço democrático. Mas, também, não adianta termos a utopia que a internet vai transformar as pessoas, porque você tem liberdade mas continua precisando saber o que fazer com ela”.

Rezende acrescentou que as redes sociais possibilitam “dar voz a quem não poderia ter voz”. Entretanto, ele ressalva que essa democratização da informação é insuficiente para achar que as ideias postas transformarão a sociedade.

Com exceção dos shows, que custarão R$ 10 a entrada inteira e R$ 5 meia-entrada, todos os demais eventos poderão ser vistos gratuitamente pelo público. A programação completa está disponível no site www.vireiviral.com.br.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil