Passageiros do metrô de São Paulo enfrentam problemas com o bilhete único

24/10/2013 - 18h47

 

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Passageiros do metrô de São Paulo enfrentaram hoje (24) problemas com os cartões de bilhete único e do cartão BOM. Eles relataram que, ao passar pelas catracas, o saldo do bilhete único era zerado. O problema também impediu que muitos conseguissem passar pelas catracas, que acusavam que o bilhete estava “sem saldo”. Com isso, longas filas se formaram nas estações logo pela manhã. 

A São Paulo Transporte (SPTrans) informou, por meio de nota à imprensa, que o problema com o bilhete único nos validadores instalados levou ao cancelamento automático do bilhete em estações das linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 5–Lilás. Assim, o usuário que teve o cartão cancelado na tentativa de usar o metrô também não conseguiu utilizá-lo nos ônibus.

Após uma reunião, na manhã de hoje (24), envolvendo técnicos do Metrô, da SPTrans, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e das empresas Prodata e Autopass, fornecedoras e proprietárias dos validadores e dos cartões, decidiu-se que as empresas devem desenvolver, em curto prazo, uma solução tecnológica para a correção do problema.

A orientação da SPTrans para os usuários que tiveram problema com o bilhete único é que procurem os postos da empresa para fazer a troca do cartão. “Nesses postos, os cartões que não foram aceitos nos validadores em estações do Metrô já podem ser trocados por novos, gratuitamente. Aqueles bilhetes que apresentaram saldo insuficiente, de maneira errônea, serão recarregados com os mesmos créditos antes registrados”, informou a SPTrans. 

Por meio do Twitter, o Metrô informou que o sistema já está sendo normalizado e que o acesso aos trens está garantido. “Os usuários que enfrentaram dificuldades na utilização do bilhete único e do cartão BOM tiveram acesso liberado pelo Metrô. Para quem eventualmente tenha apresentado perda de créditos no bilhete, orientamos entrar em contato com a SPTrans para análise do cartão. Comprovada a perda, serão repostos os créditos, sem prejuízos para o usuário”, informou o Metrô.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil