Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Os estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desocuparam hoje (21) o prédio da reitoria, ocupado desde o dia 3 de outubro. Segundo a Unicamp, a desocupação ocorreu de forma pacífica, sem incidentes. Neste momento, estudantes e uma comissão fazem uma vistoria no prédio para avaliar as condições do local. A data de desocupação foi decidida pelos próprios estudantes em assembleia realizada na última quarta-feira (16).
No dia 4 de outubro, o juiz Wagner Roby Gídaro, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, no interior de São Paulo, concedeu a reintegração de posse do prédio, solicitada pela reitoria. Na decisão, o juiz disse que a ação deveria ser precedida de uma tentativa de consenso e diálogo entre a instituição e os estudantes e que essa tentativa só seria substituída pelo uso da força em última instância.
Os estudantes que ocuparam o prédio da reitoria reivindicam principalmente a retirada da Polícia Militar do campus, cuja presença foi autorizada desde que um estudante foi morto a facadas em uma festa ocorrida na universidade, no mês passado.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Estudantes da Unicamp decidem desocupar prédio da reitoria
Estudantes da USP terão 60 dias para desocupar voluntariamente prédio da reitoria
Unicamp entra na Justiça para retirar estudantes que ocupam prédio da reitoria
Unicamp vai pedir reintegração de posse de prédio ocupado por estudantes