Condutor de trem que descarrilou na Argentina será interrogado hoje

21/10/2013 - 16h49

Da Agência Brasil*

Brasília - O condutor do trem que descarrilou no último sábado (19), em Buenos Aires, na Argentina, Julio Benitez, recebeu alta médica hoje (21) do Hospital Dupuytren e será interrogado nesta tarde pelo juiz federal Ariel Lijo. Ele será acusado de dano intencional. A advogada Valeria Corbacho será a responsável por sua defesa. Benítez é investigado como culpado pelo acidente que deixou mais de oitenta feridos no último fim de semana.

Pouco antes das 13h desta tarde (14h, horário de Brasília), Benítez entrou no tribunal fortemente escoltado por efetivos da Polícia Federal e foi alojado em uma sala de espera para ser interrogado pelo juiz Lijo.

De manhã, a advogada Valeria Corbacho, que representa o Sindicato de Condutores La Fraternidad (A Fraternidade, em espanhol), apresentou um documento de Benítez, por escrito, em que a designou sua defensora. Valeria também é a advogada de Marcos Córdoba, o condutor que irá a juízo pelo acidente de trem na mesma Estação Once, em fevereiro de 2012, em que 55 pessoas foram mortas e mais de 700 feridas.

Ontem (20), o juiz Ariel Lijo analisou as imagens de uma câmera colocada em outra parte do trem e constatou que a composição estava acima da velocidade permitida em diversos setores da rota. Fontes ouvidas pelas autoridades também informaram que os freios foram usados diversas vezes.

Quanto ao disco rígido encontrado na mochila de Benitez, foi contratada uma empresa privada para analisar o material, que não foi recuperado pelos peritos responsáveis até então.

*Com informações da Telam

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil