Governo canadense deve dar explicações ao Brasil, diz deputado

14/10/2013 - 9h16

Da Agência Brasil*

Brasília – O governo do Canadá “tem o dever de dar respostas” sobre a suspeita de espionagem feita pelos serviços secretos canadenses ao Brasil, disse um deputado federal, eleito por uma zona de forte imigração brasileira e portuguesa.

De acordo com denúncia, a instituição Comunicações de Segurança do Canadá (Csec, a sigla em inglês), equivalente à Agência de Segurança dos Estados Unidos (NSA), teria espionado o Ministério de Minas e Energia do Brasil para fins "industriais". A denúncia foi feita por Edward Snowden, ex-funcionário de uma empresa que prestava serviço para o governo dos Estados Unidos.

Andrew Cash, deputado federal do NDP (oposição), eleito por Davenport, disse à Lusa que o primeiro-ministro, Stephen Harper, “precisa de dar respostas” sobre o caso. Acrescentou que é frontalmente contra “esse tipo de espionagem industrial”, lembrando que o objetivo do organismo estatal é “assegurar a segurança nacional” e não tentar obter vantagens econômicas.

Cash exige que a agência opere dentro das leis canadenses, sob a fiscalização do Parlamento. “Esse é um assunto que não será esquecido e certamente vai ser discutido no Parlamento”, prometeu.

A presidenta Dilma Rousseff exigiu explicações ao governo de Harper sobre o caso.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto