Conferência vai discutir propostas para o desenvolvimento sustentável do campo

14/10/2013 - 22h41

 

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O futuro rural do país vai estar em discussão durante a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento ocorre até sexta-feira (17) e reunirá gestores, povos tradicionais e comunidades do campo. Eles vão elaborar o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), que servirá de base para as políticas públicas de desenvolvimento do setor.

De acordo com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as propostas discutidas vão orientar no desenvolvimento da participação da agricultura familiar na sociedade e na economia brasileira. Serão discutidos 27 temas, como a preservação e recuperação ambiental, o desenvolvimento dos assentamentos e a formação de atores sociais e agentes de desenvolvimento.

Na abertura da conferência, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, ressaltou os avanços das políticas públicas relacionadas ao campo e destacou que o governo superou a ideia de que o país precisa primeiro distribuir renda para crescer. “Conseguimos superar a ideia de que o ajuste fiscal se basta a si mesmo”, disse.

“Esta é a conferência de reconhecimento do papel da juventude, da participação social e da esperança crítica, porque temos esperança que nesses dez anos tivemos conquistas muito importantes, mas, para cada vitória que tivemos, existem carências que ainda precisam ser superadas”, completou.

A agroecologia, o crédito e a educação no campo também vão estar em discussão no evento. Nas etapas territoriais, intermunicipais, estaduais e setoriais da conferência, foram debatidas mais de 11 mil propostas, das quais 388 serão analisadas agora na conferência nacional.

Durante três dias, os 1,2 mil delegados eleitos nas 27 unidades da Federação serão divididos em 12 comissões temáticas que discutirão blocos de propostas.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil